XIV Concurso de Fado de Setúbal

Nádia Catarro foi a vencedora do XIV Concurso de Fado de Setúbal promovido pela Câmara Municipal e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, com a gala final realizada no dia 29, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, a culminar uma das edições mais participadas a nível de candidatos.


“Importa dizer que esta foi uma das edições com mais concorridas de sempre”, sublinhou o vereador da Cultura, Pedro Pina, ao referir-se às quase três dezenas de fadistas que se inscreveram no evento, provenientes de vários pontos de Portugal.

A vencedora, Nádia Catarro, tem 28 anos de idade e é natural de Vila Real de Santo António, enquanto o segundo lugar foi atribuído a Vítor Costa, 73 anos, de Sintra, e, o terceiro, a Ryan Green, 42, de Lisboa.

Rúben Rodrigues, 24 anos, de Setúbal, recebeu a Menção Honrosa para o Melhor Fadista do Concelho, a que juntou ainda a o Prémio do Público.

No total, o XIV Concurso de Fado de Setúbal contou com a participação de 27 fadistas, dos quais 14 foram selecionados para duas semifinais, realizadas na Capricho e na Sociedade Musical Recreativa União Setubalense.

O vereador da Cultura destacou a importância de o evento se realizar em diferentes coletividades do concelho. “Tivemos a vontade de descentralizar por aqueles que também são protagonistas na nossa vida em Setúbal, que é o movimento associativo.”

O júri em cada uma das galas contou com um artista convidado, casos de Raquel Faria e de Sara Margarida, nas semifinais, e de Deolinda de Jesus, na final.

Os fadistas foram acompanhados por Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado.