LEN European Junior Open Water Championships | prova de cinco quilómetros

O turco Emir Albayrak e a alemã Julia Ackermann venceram na manhã de 3 de junho a prova de natação de cinco quilómetros do Campeonato Europeu de Juniores em Águas Abertas, a decorrer em Setúbal até dia 5 de junho.


A competição inédita em Portugal, denominada LEN European Junior Open Water Championships, abriu com a competição individual masculina e feminina na distância de cinco quilómetros, com mais de quatro dezenas de nadadores em prova, de 14 e 15 anos, realizada a partir do Parque Urbano de Albarquel.

A seleção da Turquia dominou a prova inaugural desta competição internacional ao colocar três nadadores no pódio, cujo lugar mais alto foi conquistado por Emir Albayrak, que se isolou desde o início, ao terminar destacado as três voltas do circuito aquático com o tempo de 1h06m42s.

Em segundo e terceiro lugar, respetivamente, ficaram os compatriotas Tuncer Erturk, que completou a competição organizada pela Liga Europeia de Natação, com a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara de Setúbal, em 1h07m32s, e Kadem Erdagli, com 1h07m51s.

Na vertente feminina, o triunfo coube à atleta alemã Julia Ackermann que, com o tempo de 01h13m09s, bateu a concorrência mais direta, as turcas Sevim Supurgeci, em segundo, depois de nadar os cinco quilómetros em 1h13m18s, e Talya Erdogan, em terceiro, com 1h13m21s.

A competição desta manhã contou com dois nadadores portugueses em prova. Alexandre Morari, com o tempo de 1h16m25s, terminou em décimo sétimo lugar, enquanto Marta Aguilar, que completou o circuito aquático definido defronte do Parque Urbano de Albarquel em 1h31m01s, ficou em décimo oitavo.

As condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir no período da manhã, sobretudo vento forte, tornaram a exigente prova de natação em águas abertas deste campeonato europeu de juniores ainda mais desafiante para os jovens atletas que estiveram em competição nas águas do Sado.

“Setúbal é uma verdadeira prova de águas abertas, com ondas e correntes que são afetadas pela imprevisibilidade do tempo e que tornam o desafio mais intenso”, destacou o diretor de departamento do município de Setúbal com a área do Desporto, Luís Liberato.

O dirigente afirmou ainda que Setúbal está a potenciar as águas abertas ao aproveitar as características naturais de excelência. “O espaço natural de Setúbal não é repetível em muitos lugares. O estuário, apesar de estar sujeito a ventos junto ao Atlântico, é muito protegido [pela Arrábida], ao contrário de outros locais da costa portuguesa.”

Para o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, atualmente também à frente da Liga Europeia de Natação, as adversidades climatéricas fazem parte desta disciplina. “Estão bravas, agrestes, mas isto são águas abertas e os nadadores têm de se adaptar. Obviamente, com todas as condições de segurança.”

António Silva disse ainda que a realização inédita em Portugal do Campeonato Europeu de Juniores em Águas Abertas é motivo de orgulho. “Estava na altura de dar o salto para receber outra prova internacional, a qual realça a excelente capacidade de organização e consolida Setúbal enquanto palco de eleição para as águas abertas.”

O LEN European Junior Open Water Championships, com mais de duas centenas de atletas em competição em representação de trinta países, prossegue esta tarde, a partir das 17h00, com a prova masculina e feminina na distância de 7,5 quilómetros, na categoria de “juniores 2”, com atletas de 16 e 17 anos.

No dia 4, a partir das 17h30, o Campeonato Europeu de Juniores em Águas Abertas é reservado à competição na distância de dez quilómetros, no escalão de “juniores 3”, neste caso com a participação de nadadores com idades compreendidas entre os 18 e os 19 anos.

O último dia deste evento desportivo internacional, a 5, acolhe as provas de cinco quilómetros de estafetas mistas, realizadas em quatro voltas de 1250 metros, em duas competições com atletas dos 14 aos 16 anos, a realizar às 12h00, e dos 14 aos 19 anos, a partir das 16h00.