A história de Vila Nogueira de Azeitão, as nozes e os citrinos produzidos na região deram tema este ano às atividades desenvolvidas no âmbito do Espírito de Natal em Azeitão, iniciativa que procura sensibilizar os mais novos para a importância dos produtos locais.

O Espaço Descoberta centrou as atenções dos mais novos ao longo dos três dias da iniciativa com a dinamização de vários ateliers lúdico-pedagógicos, como a decoração de pinhas natalícias, animais feitos a partir de cascas de nozes e a confeção de bolos a partir de pasta de açúcar.

A chegada do Pai Natal, no dia 13, foi um dos momentos mais aguardados no certame. Com ele chegaram a Mãe Natal, a Fada da Neve e o Ratinho, personagens vindos de um espetáculo cénico e de dança que juntou a história da “Vila Nogueira” e o bailado Quebra-Nozes, e também o Manel da Horta.

Os trabalhos produzidos nos vários ateliers temáticos foram mostrados ao Pai Natal, momento aproveitado pelos mais novos para entregar, igualmente, a lista de desejos para este ano e também para a captura de alguns instantâneos para mais tarde recordar.

O programa, organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da empresa Águas do Sado, incluiu a construção e decoração de uma árvore de Natal com pinhas e a entrega de brinquedos e cabazes de Natal às crianças e famílias carenciadas da freguesia.

Ao longo dos três dias houve ainda uma Venda de Natal, com artesanato e produtos regionais de artesãos e produtores locais, com destaque para o mel e os vinhos, a par de brinquedos de madeira, olaria, bordados e uma panóplia de artigos de bijutaria para todos os gostos. 

Além dos espaços de comércio e de entretenimento, instalados na área inferior da Praça da República, o evento contou com uma iniciativa solidária, com o envolvimento de várias instituições de solidariedade social para a recolha de alimentos, mantas e cobertores.

O programa do Espírito de Natal em Azeitão engloba ainda a Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão, com atuações a decorrer desde o início do mês em vários espaços religiosos daquele território, que se prolongam até janeiro.

No dia 20, o Coro Gospel de Azeitão atua na Igreja de São Lourenço, num espetáculo com início às 17h00, com espirituais negros clássicos e temas mais contemporâneos. Ainda em dezembro, no dia 28, a Banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense dá um espetáculo às 12h30, no átrio da Igreja de São Lourenço.

O ciclo da Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão musical prossegue com atuações em janeiro, logo no dia 3, às 16h30, na Igreja de São Lourenço, com um concerto de Natal pelo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

No dia seguinte, a 4, a Banda da Sociedade Filarmónica Providência atua às 11h00, no átrio da Igreja de São Simão. No mesmo local, à tarde, Ricardo Fonseca e amigos cantam as Janeiras em Azeitão, num apontamento musical agendado para as 19h30.

João Ferreira, aluno do Conservatório Regional de Palmela, da classe do professor John Fletcher, dinamiza o Recital de Guitarra Solo no dia 10, às 17h00, na Capela de São Simão, em Aldeia de Irmãos.

A Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão termina no dia 11 com um concerto pelo Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage, às 16h30, na Igreja de São Simão.