As iniciativas, desenvolvidas pela comissão de acompanhamento de A Nossa Casinha, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, destinam-se aos moradores da Alameda das Palmeiras, com o objetivo de promover o acompanhamento da população que habita neste bairro nas várias faixas etárias.

Ao nível das ações educativas, a partir de 20 de fevereiro há atividades de ocupação de tempos livres com apoio escolar no espaço de A Nossa Casinha, criado no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

A iniciativa, para crianças e jovens em idade escolar, realiza-se até ao final do ano letivo, com a periocidade de três dias por semana, todas as terças e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 19h00, e quartas-feiras, das 17h45 às 19h00.

Esta atividade de incentivo ao estudo, de participação gratuita, é orientada por jovens moradores da Alameda das Palmeiras, responsáveis pelo desenvolvimento de ações educacional previstas no programa concebido para A Nossa Casinha.

No que diz respeito à população sénior, de forma a incentivar o convívio e a combater o isolamento dos moradores mais velhos, que durante a época de inverno optam por passar mais tempo em casa, a partir de dia 22 de fevereiro são disponibilizadas atividades artesanais todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30.

Nestas ações, de participação gratuita, os participantes são convidados a desenvolver técnicas de crochet e pintura e trabalhos em renda, malhas e costura, entre outros.

No espaço A Nossa Casinha encontram-se entretanto a decorrer, às segundas e quintas-feiras, entre as 15h00 e as 17h00, tardes dedicadas aos jogos de mesa, com especial enfoque em damas, xadrez, cartas, dominó e uril, jogo tradicional de Cabo Verde.

Os interessados em participar nas ações de educacionais e nas atividades lúdicas destinadas à população sénior podem fazer a devida inscrição junto da comissão de acompanhamento de A Nossa Casinha, formada por moradores, ou diretamente nas instalações, localizadas no rés do chão do número 33 da Alameda das Palmeiras.

A Nossa Casinha, aberta em outubro do ano passado em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal, possui quatro divisões devidamente equipadas.

Este projeto enquadra-se no Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa municipal que envolve o território da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas, com ações e atividades de participação cidadã em diferentes valências geradoras de dinâmicas para os moradores e de melhoria da qualidade de vida local.