21° Céu limpo
NBNC - Entrega de kits Caminhante pelo IPS aos moradores

O grupo de caminhadas do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade ficou mais bem equipado a partir do dia 31 de julho ao receber, no Parque Verde da Bela Vista, “Kits Caminhante”, numa cerimónia que assinalou o final da terceira edição daquela iniciativa comunitária de passeios pedestres.


A terceira edição das caminhadas, realizadas no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, decorreu entre outubro e julho e foi condicionada pela pandemia Covid-19, que obrigou à interrupção das atividades entre março e junho. Ainda assim, a iniciativa contou com a realização de 40 caminhadas, envolvendo 53 participantes.

“Um balanço muito positivo” para o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, responsável pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. “A pandemia trouxe novas oportunidades ao projeto, com mais e novos moradores a participar” nas ações desenvolvidas nos últimos dois meses.

A ideia é continuarmos. Caminhada é festa, alegria, saúde, amizade e vida comunitária. Há receios, mas aprendemos que a proteção individual é fundamental. A população está a portar-se bem na atividade física e no cumprimento das medidas de segurança. A pandemia em Setúbal está controlada”, assegurou Carlos Rabaçal, igualmente responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros.

O encontro dos caminhantes no Parque Verde da Bela Vista não foi para os habituais passeios, mas para receberem, através do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, parceiro do projeto, o “Kit Caminhante”, constituído por uma toalha técnica, pensos rápidos, caderno, lápis e caneta para anotação de registos biométricos, uma t-shirt, colete refletor e uma bolsa de transporte.

A oferta foi entregue pessoalmente pelo pró-presidente do IPS com o pelouro da Responsabilidade Social, Carlos Mata, que se associou “a este projeto ambicioso em prol da melhoria da condição física da população e importante para quebrar o isolamento social”.

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal juntou ao kit a oferta de protetores solares e máscaras de proteção individual, entregues Fátima Henriques, representante da delegação, entidade que, “com muita satisfação”, se associou “a este programa de extrema importância”.

O projeto das caminhadas do programa “Nosso Bairro Nossa Cidade” nasceu em 2015 e resulta de uma proposta apresentada no terceiro encontro dos moradores dos bairros do território da Bela Vista, na secção do bairro da Quinta de Santo António, na qual os moradores se propuseram a organizar um grupo de dinamização de passeios pedestres.

Este grupo reúne moradores dos cinco bairros do Nosso Bairro, Nossa Cidade, bem como de fora deste território, e conta atualmente com mais de 80 pessoas inscritas. O grupo encontra-se semanalmente, à sexta-feira, para realizar a atividade.

No decorrer destes três anos de atividades realizaram-se inúmeras caminhadas e constituiu-se a Comissão de Acompanhamento do projeto, com sete moradores eleitos, responsáveis pelo planeamento das atividades.

Esta manhã, em representação do grupo, o caminhante José Carlos Silvestre sublinhou a “determinação e empenho de todos” os envolvidos na iniciativa. “Concordamos que isto nos enriquece e melhora as nossas capacidades e contribui na realização pessoal. Queremos continuar a participar”.

 A continuidade da iniciativa é, para Isabel Quadros, da Junta de Freguesia de São Sebastião, uma prioridade, convicta de que a paragem nas atividades em agosto vai servir “de motivação para mais empenho no regresso”, agendado para setembro.

A parceria existente entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal no programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, integra ainda os projetos “Férias no Bairro”, “Estudo Acompanhado” e a iniciativa “Caminhada e Dança – Comunidade para uma Vida Saudável”, agraciado no ano passado com o 3.º Prémio Voluntariado Universitário Santander.