20° Céu limpo

A atribuição do Prémio Cidades Educadoras 2018 a Setúbal e ao Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa municipal com ações de melhoria da qualidade de vida no território da Bela Vista, é celebrada no dia 6, à tarde, nos Paços do Concelho.


O evento, com início às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, junta moradores dos bairros abrangidos pelo programa a decorrer desde 2012 na celebração do prémio que distingue as boas práticas de participação, organização e exercício de poder coletivo dinamizadas no Nosso Bairro, Nossa Cidade.

O prémio “Boas Práticas” da Associação Internacional das Cidades Educadoras, para o qual concorreram 62 candidaturas, de 49 cidades, 12 países e três continentes, foi entregue a Setúbal no dia 16 de novembro, no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado no Centro de Congressos do Estoril.

A distinção, entregue à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na conferência mundial daquela entidade, reconheceu o Nosso Bairro, Nossa Cidade como uma boa prática de educação cidadã através da participação, resultado da iniciativa do município e do trabalho diário dos moradores dos bairros da zona da Bela Vista.

O programa municipal, que envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território, engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.