No 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a realizar entre as 15h00 e as 19h30, representantes dos cinco bairros que integram o programa – Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António – debatem em plenário novas iniciativas a desenvolver de aumento da qualidade de vida da comunidade.

A iniciativa tem a particularidade de os moradores, organizados em grupos de trabalho, avançarem com medidas concretas e respetivas metodologias de trabalho para uma plena implementação e concretização dos projetos a desenvolver durante este ano na Bela Vista e territórios limítrofes.

Ambiente e espaços verdes, desporto, atividades físicas e culturais e higiene e limpeza são algumas das áreas de trabalho a dinamizar por moradores e Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, assim como ações de participação ativa na organização e reabilitação de edifícios e espaços públicos.

A sessão de abertura, às 15h30, conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do vereador Carlos Rabaçal, encontro em que está ainda presente o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, além de técnicos municipais.

A iniciativa constitui um momento de reflexão, análise e debate sobre o trabalho já realizado e em curso de melhoria do território e das condições de vida das populações.

A união de esforços em torno de uma causa comum é o desígnio do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que, ao longo de mais de um ano, já dinamizou várias operações de beneficiação de habitações e iniciativas que promovem o convívio multicultural.

Após a sessão de encerramento do primeiro encontro “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, é exibido o documentário “Bela Vista”, dos realizadores João Miller Guerra e Filipa Reis, produzido no âmbito do programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, seguindo-se um jantar-convívio.

Esta iniciativa é mais um dos exemplos do espírito de intervenção ativa que está a ser desencadeado pela população no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.