Nosso Bairro, Nossa Cidade | Reunião geral na Alameda das Palmeiras

A Câmara Municipal de Setúbal promoveu, entre os dias 10 e 13 agosto, reuniões nos cinco bairros abrangidos pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, procedimento exigido para a preparação do 6.º Encontro de Moradores, agendado para novembro.


As sessões, realizadas na Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António, juntaram mais de duas centenas de residentes em reflexão sobre as ações de melhoria do território.

Do total de 75 propostas aprovadas no 5.º Encontro de Moradores, realizado no final de novembro de 2019, 61 estão concluídas ou em fase de desenvolvimento, o que corresponde a 81 por cento.

As restantes 14 propostas, relacionadas sobretudo com convívios, festas e passeios, não se realizaram devido à pandemia de covid-19.

Os encontros de balanço serviram, igualmente, para debater algumas das propostas apresentadas pelo município ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência.

No âmbito deste instrumento, a Câmara Municipal avança, nos próximos cincos anos, com a reabilitação de frações ou prédios habitacionais que se encontram sinalizadas na Estratégia Local de Habitação de Setúbal, com recurso a financiamento integral a fundo perdido.

O encontro de balanço serviu ainda para agendar o 6.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade, o qual se realiza em novembro.

O programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento desde 2012, envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território em ações de melhoria da qualidade de vida da comunidade e do território.

O programa estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.