22° Parcialmente nublado

Atelier de Tricot e Crochet

O início deu-se em novembro de 2012, dinamizado por moradoras dos bairros de intervenção do programa, com as participantes a criar, então, o Espaço Artelinhas & Tecidos, localizado no Mercado 2 de Abril.

O atelier fomenta o convívio e a partilha de saberes na área dos trabalhos manuais entre moradores dos bairros de intervenção do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade e restantes zonas da cidade.

No âmbito do atelier de tricot e crochet, dinamizado numa parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião, realizam-se periodicamente exposições e participações no Mercado de Natal.

Descobrir em Comunidade

A iniciativa Descobrir em Comunidade arrancou em 2009, no âmbito do projeto Viver em Comunidade, desenvolvido pelo Gabinete de Gestão e Intervenção Social, e foi proposta por moradores do bairro da Alameda das Palmeiras.

Com o início do Nosso Bairro, Nossa Cidade, esta iniciativa, realizada em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastiaõ, foi inserida nas ações a desenvolver no âmbito do mesmo, uma vez que cumpre os objetivos estratégicos do programa, envolvendo os moradores no planeamento das ações.

O Descobrir em Comunidade compreende, ainda, outros objetivos, nomeadamente a inclusão da população local no seu próprio processo de mudança, reforço das redes de suporte social e o combate ao isolamento social e fomento da interajuda entre os moradores.

A iniciativa dá acesso, ainda, a conhecimentos sobre as riquezas naturais e patrimoniais do concelho e do país a pessoas com parcos recursos financeiros e que, de outra forma, teriam dificuldades em alcançá-las de forma autónoma.

Equipas Comunitárias de Higiene Urbana

O projeto Equipas Comunitárias de Higiene Urbana surgiu da necessidade de manter regularmente a limpeza dos 19 pátios do bairro da Bela Vista após as obras de requalificação de que beneficiaram no âmbito do Programa RUBE.

Para o efeito, considerou-se fundamental o envolvimento dos moradores nesta tarefa da vida quotidiana do bairro.

No terceiro encontro de moradores, o grupo de trabalho da Alameda das Palmeiras propôs que fosse criada uma equipa idêntica para este bairro, iniciando funções em 2016.
Estava, assim, criada uma dinâmica que envolvia os moradores dos bairros da Bela Vista e da Alameda das Palmeiras na higiene e conservação dos espaços públicos.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Associação Cristã da Mocidade.