5.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade - conferência de imprensa

Os moradores da zona da Bela Vista reúnem-se no dia 24 de novembro, a partir das 14h30, na EB+S Ordem de Sant’Iago, para definir o plano de ação para os últimos dois anos do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. 


No 5.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade além de fazerem o ponto de situação das propostas apresentadas no 4.º encontro, realizado em 2017, os moradores debatem, avaliam e perspetivam novas medidas e planos de ação para o desenvolvimento de projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O evento, apresentado no dia 11 no Parque Verde da Bela Vista, “é o ponto alto de decisão coletiva dos moradores e um passo importante para orientar o caminho na reta final do programa”, sublinhou o vereador da Câmara Municipal de Setúbal responsável pelo Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Rabaçal.

O encontro, dinamizado no espírito de participação cívica que caracteriza o projeto desenvolvido desde 2012 pela Câmara Municipal em parceria com os moradores, “é o ponto alto da estratégia coletiva e democrática, potenciadora de autonomia e poder de decisão dos moradores que tomam nas suas mãos os destinos dos seus bairros”.

O autarca destaca que o fenómeno de participação e a capacidade de mobilização fazem do Nosso Bairro, Nossa Cidade “um programa único”, no qual “nada é feito sem a decisão dos moradores e sem estes se organizarem para executarem as propostas apresentadas”.

O programa municipal, que envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território, engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões, tomadas nas reuniões preparatórias e nos encontros de moradores, e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.

O encontro a realizar no dia 24 é organizado por uma comissão de 32 elementos eleita pelos moradores nas reuniões gerais de bairro que decorreram em outubro, da qual fazem parte Elisa Correia, residente nas Manteigadas, e Fernanda Rodrigues, do bairro da Bela Vista.

As moradoras destacam a importância dos espaços Nosso Bairro, Nossa Cidade, que estão a funcionar em quatro dos cinco bairros, para o desenvolvimento dos projetos e atividades regulares do programa.

“Desde que temos estes espaços estamos mais empenhados e motivados em participar. Temos melhores condições para trabalhar”, frisou Elisa Correia.

A alfabetização de adultos, o estudo acompanhado, a medição arterial, oficinas de trabalhos manuais, costura e artesanato e de aprendizagem de informática, além das reuniões de moradores e da organização da participação em iniciativas municipais, como a Feira de Sant’Iago e a Festa da Flor, são exemplos apontados de projetos desenvolvidos nos espaços Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Fernanda Rodrigues e Elisa Correia fizeram, ainda, o balanço dos últimos dois anos de trabalho, designadamente do desenvolvimento das 86 propostas apresentadas no 4.º encontro, que decorreu em novembro de 2017.

“Estão executadas ou em execução 81 propostas. Isto dá uma percentagem de 84 por cento. Estamos todos de parabéns”, afirmam as moradoras.

O 5.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade, com início às 14h30, inclui uma sessão de abertura com o visionamento de um filme sobre os últimos anos do programa a que se segue um período de trabalho no qual os participantes debatem, em grupos, o lançamento de novas intervenções a dinamizar no território.

As conclusões e propostas definidas por cada grupo são, posteriormente, apresentadas em plenário.