Novo fardamento - Bombeiros Sapadores de Setúbal

O equipamento de proteção individual da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal foi reforçado com cerca de três centenas de novos fardamentos, com características inovadoras, adquiridos pela Câmara Municipal, num investimento de cerca de 100 mil euros.


O fardamento, adequado à atuação dos bombeiros em diversos tipos de ocorrências, resulta de um processo desenvolvido por um grupo de trabalho criado na companhia.

A pesquisa, iniciada há cerca de três anos, tinha como objetivo “a criação de peças com características que permitam maior proteção aos bombeiros e, simultaneamente, poupar ao máximo os equipamentos de proteção individual urbanos”, explica o comandante da CBSS, Paulo Lamego.

O processo resultou na criação de uma farda “inédita em Portugal” e que, entretanto, “já começou a ser desenvolvida pelas empresas e aproveitada por outras corporações do país”.

O novo equipamento de cor azul, que começou a chegar esta semana à companhia, apresenta como novidades a introdução de reforços nas calças, na zona dos joelhos, e no dólmen (casaco), nas zonas dos cotovelos e ombros.

Desta forma, “confere uma maior proteção mecânica aos operacionais”, sobretudo para evitar os cortes durante as operações de desencarceramento em acidentes rodoviários.

Devido ao facto de ser mais leve do que o equipamento de proteção individual de combate a incêndios urbanos, atualmente utilizado naquele tipo de intervenções, a nova farda dos sapadores de Setúbal proporciona um maior conforto no verão e uma maior liberdade de movimentos.

De salientar que o novo fardamento é produzido com material ignífugo, resistente ao calor e ao fogo, pelo que pode ser igualmente utilizado no combate a fogos florestais, embora não em incêndios urbanos.

Além de calças, dólmen e t-shirt, o fardamento inclui um polo de verão, para utilização em atividades não operacionais, agasalhos para o inverno, designadamente gorro, abafo de pescoço e polo, e uma boina que pode ser usada em formaturas ou ações de formação.

A aquisição do novo fardamento que reforça a proteção individual dos 110 bombeiros dos Sapadores de Setúbal enquadra-se na estratégia da Câmara Municipal de Setúbal de melhoria contínua das condições de trabalho dos operacionais e da prestação de socorro às populações do concelho.