Rua José de Groot Pombo

A progressão das obras de requalificação na Rua Camilo Castelo Branco obriga ao corte ao trânsito da Rua José de Groot Pombo a partir de dia 10 de janeiro e até ao início de abril.


Nos próximos três meses, a circulação rodoviária está encerrada entre a Rua Camilo Castelo Branco e a Avenida Bento Gonçalves, as mesmas vias que devem ser utilizadas, como desvio, pelos automobilistas.

O acesso às garagens existentes na Rua José de Groot Pombo mantém-se salvaguardado.

Em causa está a exigente e profunda obra de requalificação que decorre nas ruas Camilo Castelo Branco e Groot Pombo com vista à reabilitação de infraestruturas subterrâneas e à execução de um novo desenho urbanístico mais funcional, seguro e confortável para todos.

Esta intervenção estruturante liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, em curso desde o final de novembro de 2020 e que materializa um investimento de perto de meio milhão de euros, entra, agora, na última fase de obra, dedicada à reabilitação integral da Rua José de Groot Pombo, incluindo a construção de passeios mais acessíveis.

Os trabalhos de reabilitação viária estão a ser executados por fases, de forma a minimizar os efeitos no tráfego automóvel, e têm conclusão prevista para o início do segundo trimestre deste ano.

Uma das principais ações ainda a concretizar consiste na construção de uma rotunda com um diâmetro superior a dez metros nas interseções das ruas Camilo Castelo Branco, José de Groot Pombo e General Gomes Freire, o que permite otimizar o fluxo de tráfego automóvel e melhorar as condições de circulação.

A introdução deste novo nó giratório é acompanhada de alterações ao trânsito automóvel, com a adoção de sentidos únicos de circulação. No troço da Rua Camilo Castelo Branco, a circulação passa a ser feita em exclusivo na direção sul/norte, enquanto a Rua José de Groot Pombo é feita no sentido norte/sul.

A implementação destes novos sentidos de trânsito permite, através da redução da via rodoviária, a criação de novas zonas de passeio, mais amplas e dotadas de condições de conforto e segurança, assim como a definição de bolsas de estacionamento longitudinal.

A renovação integral do sistema de abastecimento de água, que permite solucionar problemas frequentes relacionados, entre outros, com colapsos estruturais e roturas, e

a reabilitação da rede de saneamento básico, a qual passa a ser de recolha separativa, são outras das garantias da empreitada.