A intervenção, liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, está centrada no nó giratório, construído numa empreitada de requalificação a decorrer desde agosto na Avenida Mariano de Carvalho que dá continuidade à estratégia de criação das condições de melhoria do usufruto urbano e de otimização do tráfego automóvel.

A rotunda em construção na confluência das avenidas Mariano de Carvalho e 22 de Dezembro e a Rua Jorge de Sousa, com duas vias de circulação, enquadra-se no novo esquema de circulação rodoviária implementado na cidade, que envolveu, nomeadamente, as avenidas da Europa e Independência das Colónias e a Praça Vitória Futebol Clube. 

Esta solução viária, que incluiu a eliminação do ordenamento semafórico existente no local, permite a melhoria da circulação automóvel naquela confluência de arruamentos, tradicionalmente com trânsito muito denso, e assegura mais condições de segurança para automobilistas e transeuntes.

A infraestrutura rodoviária é uma das ações da empreitada de requalificação urbana da Avenida Mariano de Carvalho, com conclusão prevista para fevereiro, com trabalhos já terminados ao nível da renovação das redes de saneamento, agora com sistemas independentes para as recolhas domésticas e pluviais, e de abastecimento de água.

As ações incidem agora no reperfilamento de superfície da avenida, que recebe um desenho urbanístico semelhante ao perfil já adotado na Avenida Alexandre Herculano, com uma ciclovia e passeios mais amplos que dão primazia aos transeuntes. Já a faixa de rodagem mantém os dois sentidos de circulação.

Depois de concluídos os trabalhos na Avenida Mariano de Carvalho, a Câmara Municipal de Setúbal tem em agenda mais operações de requalificação urbanística, beneficiações que continuam na Avenida 22 de Dezembro assim como nas ruas Jorge de Sousa e dos Arcos.