Viatura Unidade Local de Proteção Civil de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra

Uma nova viatura automóvel adquirida pela Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra permite desenvolver projetos de prevenção de riscos e ameaças à segurança das populações naquela zona do concelho de Setúbal.


O equipamento, com um custo de 12 mil e 500 euros, integralmente suportado pela junta de freguesia, destina-se a equipar a Unidade Local de Proteção Civil, designadamente para “reforçar os projetos ‘Bairros Seguros’ e ‘Mais 65’, bem como a apoiar o trabalho de prevenção de incêndios”, refere o presidente da autarquia, José Belchior.

O projeto “Bairros Seguros” promove a vigilância dos bairros da freguesia, de forma a identificar eventuais problemas e ameaças à segurança da população. Já o “Mais 65” visa o apoio à população sénior, com a distribuição de cabazes alimentares.

A Unidade Local de Proteção Civil de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, que se encontra no terreno há quatro anos, é composta por 17 elementos, entre os quais o presidente da junta e voluntários residentes naquele território.

José Belchior sublinha a importância desta estrutura “no apoio às populações mais vulneráveis” e na concretização de projetos para o reforço do sentimento de segurança e de âmbito social.

Antes de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, já a União das Freguesias de Setúbal tinha adquirido um veículo automóvel destinado a apoiar as atividades desenvolvidas pela Unidade Local de Proteção Civil.

Estas unidades, dinamizadas nas cinco freguesias do concelho, apoiam a execução da política municipal de proteção civil e complementam a ação do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal na identificação de riscos e ameaças, sensibilização das populações, inventário e atualização de meios e recursos.