Pavilhão Operacional da Junta de Freguesia de São Sebastião

O pavilhão que vai acolher o setor operativo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, na zona de Monte Belo/Quatro Caminhos, foi edificado com preocupações ambientais, indo ao encontro do objetivo de redução da pegada ecológica da autarquia, com as novas instalações praticamente prontas para receber a cerimónia de inauguração, marcada para 8 de junho.


Além de permitir aumentar a produtividade e o tempo de resposta do setor operativo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, com o objetivo de melhor servir a população, o novo edifício traduz a mudança de perspetiva da Junta relativamente ao impacte das suas ações no meio ambiente.

Estas instalações, cuja inauguração está prevista para 8 de junho, foram projetadas para minimizar a sua pegada ecológica, através de uma arquitetura sustentável. A utilização de materiais translúcidos em dez por cento da cobertura, maximizando o aproveitamento da luz natural, e a instalação de lâmpadas com tecnologia LED, são duas das características que permitem reduzir bastante o consumo energético.

O aproveitamento da energia solar, através da instalação de painéis fotovoltaicos, e a aplicação de materiais termicamente mais eficientes, ao nível do isolamento e da caixilharia, são ainda outras das alternativas que a Junta elegeu para o novo edifício e que garantem uma melhoria significativa no desempenho ambiental e energético.

O pavilhão, situado na interseção entre a Rua Luís Sá e a Avenida Nuno Álvares, tem uma área total de 600 metros quadrados e capacidade para acolher todos os serviços do setor operativo da autarquia, nomeadamente, higiene urbana, espaços verdes, serralharia e mecânica automóvel.

A construção destas instalações surge como resposta a um conjunto de necessidades geradas no âmbito da delegação de competências entre a Câmara Municipal e a Junta, “cujo ajustamento foi um compromisso assumido pelo executivo para 2018”, recorda o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

Permite, ainda, “criar melhores condições de trabalho para os funcionários e melhorar a eficácia dos serviços e o tempo de resposta às solicitações dos fregueses”.

A obra, que traduz um investimento de 150 mil euros por parte da Junta de Freguesia, está incluída num projeto faseado que abrange a edificação de um auditório, com capacidade para 250 pessoas, previsivelmente pronto durante o ano de 2020, e ainda de uma nova sede, cuja data de concretização não está prevista.

Além da cedência do terreno, a Câmara Municipal fez uma doação no valor de 50 mil euros para a criação do novo auditório, espaço que vai estar ao serviço da comunidade. “A freguesia precisa de uma sala com estas características. Neste momento, o espaço de que dispomos para o efeito é insuficiente, quer para as atividades que promovemos, como ateliers, workshops e festas, quer para as ações que apoiamos, dinamizadas, sobretudo, pelo movimento associativo e pela comunidade escolar”, revela o autarca de S. Sebastião.