O projeto, liderado pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, materializa um investimento de 287.235,42 euros, comparticipado em 50 por cento por fundos comunitários canalizados através do Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa.

O Jardim Multissensorial das Energias, que resulta da requalificação do antigo Jardim das Escarpas de Santos Nicolau, constitui-se como um projeto científico-pedagógico ao dispor da população em geral, com características direcionadas para a comunidade escolar e pessoas com deficiência.

O novo equipamento, visualmente atrativo e energeticamente eficiente, estimula os sentidos dos visitantes ao proporcionar contrastes de cor e diferentes aromas, texturas e sons. Em simultâneo, procura ser um espaço de aprendizagens sobre as energias ambientalmente sustentáveis.

Além de estações dinâmicas relacionadas com as energias renováveis disponíveis, o novo espaço de lazer e de ensino conta com percursos pedonais renovados, mais mobiliário urbano e um conjunto de equipamentos de apoio para o jardim, como instalações sanitárias e áreas de descanso.