“Esta é uma obra do 25 de Abril, uma verdadeira prova do poder local democrático pelo qual lutamos todos os dias”, destacou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, no dia 25, na cerimónia de inauguração do equipamento.

O Parque Desportivo e Recreativo do Vale Ana Gomes, instalado na Praça da Liberdade, é composto por duas áreas de utilização distintas, com um rinque de futebol e um equipamento lúdico infantil, circunscritas por uma vedação composta por materiais reaproveitados do antigo Mercado Abastecedor de Setúbal.

A reutilização da vedação, após tratamento nas oficinas camarárias de Poçoilos, foi um exemplo de “trabalho de imaginação e poupança para o Município” sublinhado pela edil setubalense na inauguração do parque, iniciativa integrada nas comemorações dos 38 anos da Revolução dos Cravos.

As obras de construção do novo equipamento envolveram ainda a execução de pequenas áreas ajardinadas e a criação de novas acessibilidades pedonais, com recurso a pavimento de pavet reutilizado.

A obra, executada em cerca de quatro meses pela Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Autarquia, que elaborou o projeto e cedeu alguns materiais, e de algumas empresas da região, representa um investimento superior a 60 mil euros.

“Esta é uma obra importante e para ser utilizada por todos os moradores desta área, para a qual não estava previsto, aquando da venda dos loteamentos, qualquer tipo de equipamento”, vincou o presidente da junta de freguesia, Luís Custódio.

O autarca, alertando para a necessidade de “serem as próprias pessoas a preservar o novo equipamento”, elogiou a política de descentralização de competências da Câmara Municipal para as juntas de freguesia seguida em Setúbal ao permitir a realização deste tipo de obras.