27° Céu limpo
Lauro António Masterclass de História de Cinema | O Feiticeiro de Oz

A programação de agosto das Lauro António Masterclass, com sessões gratuitas de cinema, a decorrer nos dias 3, 10 e 31, no Fórum Municipal Luísa Todi, apresenta mais três filmes da seleção pessoal do cineasta e crítico cinematográfico.


“O Feiticeiro de Oz”, de Victor Fleming, com Bert Lahr, Frank Morgan, Jack Haley, Judy Garland e Ray Bolger, é a primeira sessão do mês agosto, sempre com início às 21h00, comentada por Lauro António no âmbito da Masterclass de História do Cinema, atualmente a passar o ciclo subordinado ao tema Filmes Que Amo.

O musical de 1939, há décadas a encantar gerações, conta a história de Dorothy e do seu cão Totó, que são levados por um tornado para um mundo mágico. Só o Feiticeiro de Oz pode ajudá-los a regressar a casa.

Segue-se, no dia 10, a exibição de “Excalibur”, de John Boorman, com Helen Mirren, Nicholas Clay, Nicol Williamson e Nigel Terry.

O filme, rodado em 1981 e inspirado em “Le Mort d’Arthur”, de sir Thomas Malory, conta a história da lendária Excalibur, espada mágica cravada numa rocha e que apenas o futuro Rei Artur seria capaz de arrancar, levando-o ao trono e à união do reino.

O ciclo de sessões cinematográficas de agosto encerra a 31, com a apresentação de “Gilda”, de Charles Vidor, com George Macready, Glenn Ford, Joseph Calleia, Rita Hayworth e Steven Geray.

A história do filme desenrola-se através de uma visão exótica de Buenos Aires, entre becos escuros e casas de jogo, retratando, igualmente, a América do pós-guerra.

Em julho, esta masterclass já contou com as exibições de “Escrito no Vento”, de Douglas Sirk, “O Estranho Amor de Martha Ivers”, de Lewis Milestone, “E.T. – O Extraterrestre”, de Steven Spielberg, e “As Extraordinárias Aventuras de Mr. West no País dos Bolcheviques”, sátira de Lev Kuleshov.

 

Documentos Relacionados