Paços do Concelho | envolvente | montagem de estaleiro de obras

Os Paços do Concelho, edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal, vão ser beneficiados numa operação estruturante destinada a reforçar as condições de segurança e conforto do imóvel e a reorganizar o espaço interior.


A intervenção, que materializa um investimento da ordem dos 370 mil euros, tem como objetivo principal a substituição e reforço da estrutura da cobertura dos Paços do Concelho, ação que é justificada pelo avançado desgaste, agravado pela proximidade costeira.

A obra, executada por fases e que se traduz numa resposta duradoura para suprir as necessidades identificadas no edifício, inclui, além do reforço estrutural, a execução de trabalhos relacionados com a estanquicidade e impermeabilização da cobertura, bem como o tratamento térmico.

Simultaneamente, a autarquia reabilita o último piso, com um conjunto de ações de beneficiação geral, promovendo uma reorganização espacial com novas soluções de trabalho e acessibilidades.

No que respeita à reorganização espacial, é adotada uma solução construtiva que permite uma maior flexibilidade de utilização, concretamente um sistema de divisória interior em gesso cartonado que permite uma fácil adaptação consoante as necessidades pretendidas.

Esta operação complexa está já em curso com trabalhos na envolvente do imóvel, entre os quais a montagem de estaleiro de obra, com a colocação de tapumes, de andaimes e de uma grua para execução de uma cobertura provisória, o que permitirá avançar para a consolidação estrutural.

A montagem do estaleiro, a par de toda a logística inerente ao arranque dos trabalhos de reabilitação, motiva, por motivos de segurança, constrangimentos para o comércio existente na envolvente dos Paços do Concelho, assim como limitações na normal circulação pedonal e rodoviária.

Esta primeira fase, relacionada com trabalhos preparatórios, tem a duração prevista de cerca de dois meses, sendo que a conclusão geral da requalificação, programada para o segundo semestre do ano, dependerá da evolução da crise sanitária da Covid-19.

Esta operação está enquadrada num plano geral de reabilitação que a Câmara Municipal de Setúbal tem vindo a executar nos Paços do Concelho, com vista à otimização e modernização dos serviços e de aumento das condições de trabalho e atratividade, o que aliás vem sucedendo noutros edifícios, como os Ciprestes e o Sado.