Melhoria da rede de drenagem pluvial entre as avenidas D. Pedro V e de Moçambique

As condições de drenagem e escoamento de águas pluviais na zona das Amoreiras estão a ser reforçadas pela Câmara Municipal com a requalificação de mais um troço do sistema que serve aquela área da cidade.


A intervenção, iniciada em março, assenta na reabilitação integral do troço de coletores de águas pluviais existente entre as avenidas D. Pedro V e de Moçambique, através das ruas Cidade de Debrecen e José Gregório, com vista a assegurar o funcionamento correto desta rede.

Além da instalação de uma nova linha de coletores, de maior dimensão, para aumento da capacidade de drenagem de águas pluviais, esta operação, que materializa um investimento de cerca de 100 mil euros, contempla a execução de ações hidráulicas para regularização, entre outras, de cotas de terreno.

A beneficiação desta rede de drenagem de águas pluviais, a qual serve uma área superior a 80 mil metros quadrados, permite otimizar as condições de escoamento e evitar situações de acumulação excessiva de água na via pública em períodos de precipitação intensa.

Esta empreitada, com um prazo de execução previsto de três meses, ou seja, com conclusão agendada para o início de junho, permite assegurar o correto encaminhamento de águas pluviais e reduzir o risco de inundações na Avenida D. Pedro V, na Rua José Gregório e na zona da Quinta do Quadrado.

Esta operação, que acrescenta mais qualidade urbana ao território, é executada no seguimento de uma outra intervenção, concluída recentemente na Avenida D. Pedro V, a qual foi concretizada pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito de um acordo com um promotor privado responsável pela construção de um edifício.

Nessa obra, houve igualmente a reformulação da rede de drenagem de águas pluviais, a par de trabalhos relacionados com a execução de arranjos de superfície no espaço público, incluindo a criação de lugares de estacionamento, o rebaixamento de passeios e a repavimentação do troço rodoviário.