A intervenção, a cargo da Câmara Municipal de Setúbal, num investimento superior a 150 mil euros, realizado por empreitada, centrou ações na reabilitação de seis muros que delimitam o Outeiro da Saúde e que se encontravam em avançado estado de degradação.

Os trabalhos, iniciados em novembro, englobaram picagem, reboco e pintura dos seis muros, numa extensão total de 260 metros lineares, assim como o reforço estrutural de um elemento que se encontrava mais debilitado.

A parte da antiga muralha de Setúbal que integra o Outeiro da Saúde foi também alvo de trabalhos mais especializados, concretamente com a remoção de vegetação descaracterizada e a lavagem de pedras.

Aquele património histórico setubalense ganha agora maior visibilidade com a instalação de iluminação decorativa, com uma dezena de projetos instalados no chão a destacar a muralha.

A empreitada de beneficiação, com conclusão prevista para janeiro, abrange também o espaço municipal no qual funcionou a antiga sede do Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicado”, que no futuro recebe novas funções.

Neste caso, além de ações de beneficiação geral do espaço, com a reparação e pintura da fachada, foi substituída a cobertura do imóvel, assim como colocadas novas caixilharias em janelas.

A operação, além da valorização patrimonial, reforçou as condições de segurança e estabilidade do Outeiro da Saúde, com fachadas na Travessa da Bela Vista, nas ruas José Pereira Martins, José Adelino Santos e Heliodoro Salgado e na Avenida General Daniel de Sousa.