A operação, sem custos para a Câmara Municipal, está a cargo da empresa responsável pela execução original da rodovia e decorre no âmbito da garantia da obra, acionada pela Autarquia após verificação de anomalias.

A colocação de pedras para estabilização de taludes, nas áreas nas quais se verificaram aluimentos mais expressivos de terras, é uma das principais ações da intervenção a decorrer desde dia 25 de julho.

Os trabalhos de reparação da avenida localizada nas imediações da nova unidade logística da Decathlon incluem a limpeza de terras provenientes das escorrências dos taludes nos pavimentos e nas caleiras pluviais.

A regularização de vários troços de passeios e da ciclovia em ambos os sentidos daquela via é outra das operações a executar no âmbito desta nova fase de intervenções, a decorrer, previsivelmente, até meados de agosto.

A Avenida José Saramago, um troço com 854 metros de comprimento e quatro vias de circulação, duas em cada sentido, liga as estradas de Algeruz e de Poçoilos, numa área de expansão da cidade.

A rodovia representa a primeira fase da Via Urbana P1, projetada para servir Setúbal com uma circular interna, ao ligar o novo polo comercial do concelho até praticamente a frente ribeirinha da cidade.