A requalificação da Avenida Álvaro Cunhal, no troço compreendido entre a Rotunda do Monte Belo e a Rotunda dos Golfinhos, é inaugurada no dia 10 de novembro, pelas 17h00.


As obras, num investimento da Câmara Municipal de Setúbal superior a 300 mil euros, contemplam a criação de novas zonas pedonais e de uma ciclovia, a requalificação e reperfilamento da rede viária, reforço da iluminação pública e arranjo paisagístico da faixa central.

Além da execução de novos lancis, da melhoria das condições de iluminação e da requalificação dos elementos paisagísticos já existentes, a faixa central ostenta cinco painéis em madeira com desenhos elaborados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, enquanto preso político do fascismo, na Penitenciária de Lisboa e no Forte de Peniche.

A homenagem insere-se nas comemorações do 105.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal.

As intervenções na infraestrutura viária incluem, igualmente, o estreitamento da faixa de rodagem, a criação de uma zona pedonal ao longo da via, no lado do Monte Belo Norte, e duas passadeiras para atravessamento da via.

A melhoria das condições de mobilidade e de segurança pedonal entre os bairros do Monte Belo Norte e Monte Belo Sul e o aprofundamento das características urbanas da Avenida Álvaro Cunhal, com mais espaço para os peões, são objetivos do projeto de requalificação.

As obras em curso provocam condicionamentos na via e cortes pontuais de trânsito.

Neste âmbito, a Junta de Freguesia de São Sebastião está a executar obras de requalificação na Rua Fernão Lopes, localizada junto da Avenida Álvaro Cunhal, ao nível do estacionamento, da drenagem de águas e da beneficiação de passeios.