Os trabalhos referentes à empreitada “Remodelação e Beneficiação do Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas”, um dos projetos do RUBE – Programa de Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, foram iniciados após o termo da época balnear, em meados de setembro, para não prejudicarem os utilizadores do equipamento.

A execução de obras de remodelação e adaptação da casa das máquinas nestas instalações municipais permite a instalação de uma central térmica para aquecimento da água dos balneários.

A introdução deste equipamento térmico melhora as condições energéticas gerais do complexo de piscinas e, em particular, aumenta a capacidade de climatização e isolamento dos balneários.

As condições de conforto para os utilizadores do equipamento são ainda reforçadas com a introdução de um sistema de termoventilação na área dos balneários, espaço onde decorrem também intervenções que visam a melhoria geral de utilização.

As obras no Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas contemplam ainda o reforço geral da iluminação no interior do edifício e na nave de piscinas, área exterior que também é alvo de trabalhos de regularização.

A reabilitação da rede de infraestruturas de gás, o reforço da vedação externa de acesso ao complexo e a substituição de caixilharias são outras ações programadas nesta empreitada.

A qualificação de um dos mais importantes espaços de prática desportiva e de lazer da cidade nos meses de verão é o principal objetivo deste projeto, que conta com um financiamento correspondente a 50 por cento do custo total, através de fundos comunitários canalizados pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.