Obras | requalificação urbana do Largo 5 de Outubro | 1.ª fase

O Largo 5 de Outubro, em Vila Nogueira de Azeitão, é reabilitado numa operação urbanística que inclui a renovação de um conjunto de infraestruturas subterrâneas e a beneficiação do espaço público de superfície.


A obra, dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal, é executada em duas fases, a qual começou com a renovação das redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais nas ruas da Nogueira e António Porto Soares Franco, seguindo depois para o Largo 5 de Outubro.

Neste local do centro histórico azeitonense, à semelhança de outras operações impulsionadas pela autarquia, está a ser construída uma nova rede separativa, ou seja, com coletores diferenciados para encaminhamento de águas residuais domésticas e pluviais, o que se traduz na melhoria da qualidade ambiental.

No caso da rede de drenagem de águas pluviais domésticas, esta intervenção, resultado de um investimento municipal superior a 120 mil euros, engloba a criação de mais de 260 metros lineares de novos coletores gravíticos, assim como a construção de câmaras de visita e de ramais domiciliários.

No que respeita à rede de drenagem de águas pluviais, a operação, com conclusão prevista até ao final do ano, contempla a instalação de um novo troço com mais de 220 metros lineares de coletores gravíticos, a execução de câmaras de visita e a colocação de duas dezenas de sumidouros.

A obra abrange ainda a renovação da rede de distribuição de água, que se traduz na melhoria do serviço prestado à população local. Neste caso, o objetivo é materializado com a instalação de novas condutas, num total de mais de 300 metros lineares, e a reabilitação de ramais de abastecimento.

Depois de concluídos os trabalhos ao nível das infraestruturas subterrâneas, a Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de Azeitão, avança com a segunda fase de obras, orçada em cerca de 90 mil euros, para beneficiação do espaço público de superfície.

A operação urbanística no Largo 5 de Outubro resulta numa resposta direta a uma necessidade identificada pela comunidade local no âmbito do projeto municipal de participação cidadã Ouvir a População, Construir o Futuro, que aproxima os munícipes da gestão autárquica.

O Largo 5 de Outubro, assim como as ruas da Nogueira e António Porto Soares Franco, estão condicionados à circulação automóvel durante o decorrer dos trabalhos.