
DESCRIÇÃO
A presente intervenção diz respeito à terceira fase da infraestruturação da Rua das Mimosas, na Jardia, em Brejos de Azeitão, Junta de Freguesia de Azeitão, e visa:
- Dotar de condições dignas de circulação pedonal e viária o arruamento;
- Executar infraestruturas de drenagem pluvial;
- Instalação de sinalização viária horizontal e vertical.
A intervenção inicia-se com implementação dos troços do sistema público de drenagem de águas pluviais. Só posteriormente se dará inicio à colocação dos lancis, visando a definição dos traçados dos passeios, arruamentos e estacionamentos.
TRAÇADO VIÁRIO
Considerando as características do tráfego automóvel, a intervenção terá como principais objetivos:
- Implementação de um sistema funcional de circulação viária e de pavimentação adequada da rede viária;
- Implementação de passeios para melhoria da segurança da circulação pedonal;
- Implementação de um sistema eficaz de drenagem de águas residuais pluviais;
- Implementação de um sistema de sinalização viária, horizontal e vertical, visando a segurança da circulação automóvel e de usufruto dos peões.
De forma a garantir a circulação automóvel com as mínimas condições de segurança, o perfil transversal tipo terá uma faixa de rodagem constante de 2x 2,75m = 5,50m na via com dois sentidos, ficando a largura do passeio dependente do restante espaço disponível, razão pela qual a largura dos mesmos será variável. São propostos novos recortes nos lancis de passeio nas zonas de estacionamento longitudinal, nas zonas de acesso ao interior dos lotes e nas transições para as passadeiras.
ARRUAMENTOS
A execução dos arruamentos obedece ao cumprimento de uma sequência de fases que permitam a execução dos diferentes tipos de pavimentos (viário, pedonal e de lazer) de acordo com o especificado nas peças desenhadas do projeto. Serão executados com duas camadas de base e sub-base em tout-venant, com 0,15m cada, e duas camadas de tapete betuminoso com a espessura de 0,05m de camada de desgaste e com cerca de 0,05m de espessura da camada base.
- Passeios executados em blocos de betão retangulares de encaixe.
- Bordadura das faixas de rodagem e passeios: o lancil de betão será assente em fundação de betão simples de 250Kg de cimento/m3 de betão com 0,12m de espessura. Na bordadura da faixa de rodagem/passeios, o espelho será de 0,12m, tendo a transição da faixa de rodagem/estacionamento no interior dos lotes um espelho de 0,02m.
SINALIZAÇÃO VERTICAL
Implementação de sinalização vertical de acordo com as Normas do I.E.P. e conforme o indicado nas peças desenhadas do projeto. Toda a sinalização vertical a implementar obedecerá ao Código da Estrada em vigor.
DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
Na definição e traçado do sistema público de drenagem de águas residuais pluviais vão ser tidos em consideração os seguintes aspetos:
- Projeto de desenho urbano, características do terreno e características das construções;
- Indicação dos pontos de drenagem, declives propostos e constantes no mesmo;
- Cumprimento da legislação em vigor para o tipo de sistema a dimensionar.
A rede de drenagem pública pluvial, bem como os sistemas auxiliares de drenagem, foram concebidos de forma a garantir o escoamento de forma gravitacional e nas melhores condições de higiene.
Todas as águas pluviais, antes de serem colocadas no sistema de recolha e drenagem, serão previamente “filtradas” através das grelhas dos sumidouros de pavimento colocados em pontos específicos do traçado, que se encontram devidamente identificados nas peças desenhadas do projeto.
Os coletores de recolha e transporte de águas residuais pluviais serão em tubos corrugados de polipropileno, com bocarda integral para aplicações em saneamento, enterrado, sem pressão. São tubos estruturados de dupla parede, flexíveis e fabricados de acordo com a Norma Europeia UNE-EN 13476 e Regulamento Particular da AENOR RP 01.45. O interior dos tubos é liso, o que origina menor resistência ao assoreamento e à abrasão, sendo de cor branca para facilitar o visionamento com as câmaras de TV durante a inspeção.