Obra | Construção da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão
Data de Início
agosto de 2021
Prazo previsto de execução
365 dias
Género
Empreitada
Empresa Inovaqua – Engenharia e Ambiente, Lda
Investimento
2 244 240,85 € (acresce IVA à taxa legal em vigor)
Vantagens
Considerando as necessidades crescentes da população da freguesia de Azeitão em matéria de saúde, a Câmara Municipal de Setúbal procede à substituição da infraestrutura de apoio existente, com a criação de condições mais adequadas para promover a melhoria da prestação de cuidados de saúde aos habitantes da freguesia.

FICHA TÉCNICA

A Câmara Municipal de Setúbal está a proceder à construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) em Azeitão, na Rua José Silva Xavier, junto da piscina municipal.

Insere-se numa parcela de terreno com cerca de 2.500 m2, integrada na malha urbana, devidamente infraestruturada, de Vila Nogueira de Azeitão, na Junta de Freguesia de Azeitão.

Este novo Centro de Saúde baseia-se num programa funcional tipo 5B, com duas unidades para servir 11.400 utentes, mais URAP (Unidade de Recursos Essenciais Partilhados), seguindo também as normas em vigor para as USF. Este programa funcional refere uma área bruta de construção de 1.540,00 m2.

O centro vai ser desenvolvido, preferencialmente, num piso térreo, com duas alas bem definidas e um pátio interior aberto, ficando num piso superior as áreas comuns às duas unidades de saúde.

A entrada principal localiza-se junto do arruamento em frente à piscina municipal e as áreas para estacionamento serão exteriores, na zona tardoz a sul do terreno, do lado da entrada de serviço.

A distribuição dos espaços faz-se de forma simétrica e modular, ao longo das duas alas do edifício, com os corredores interiores principais e com uma configuração dos compartimentos retangular, de forma a rentabilizar as áreas úteis disponíveis. Com uma entrada comum, a solução preconizada para a entrada principal, salas de espera, atendimentos e instalações sanitárias é idêntica para as duas unidades e dispostos de forma simétrica em relação ao eixo do edifício.

As salas de espera apresentam uma zona para espera de crianças, dispondo de instalações sanitárias de apoio, que inclui instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada.

Toda a compartimentação leva em conta as áreas definidas no programa funcional, implementando as áreas de pessoal da forma comum às duas unidades de saúde, no piso superior.

Os corredores interiores têm 1,80m de largura e são retilíneos, permitindo o cruzamento de utentes em cadeira de roda, facilitando ainda a orientação dos utentes no interior do edifício. As portas dos compartimentos variam entre 0,80m de largura para arrecadações e compartimentos administrativos e de pessoal, 0,90m de largura para gabinetes médicos e de enfermagem e salas de sujos e 1,00m de largura para as salas de tratamentos.

Todos os gabinetes e salas de prestação de cuidados de saúde apresentam um lavatório, tendo sido implementado um gabinete de isolamento para observação a doentes infetados. Este gabinete terá uma adufa de entrada e uma instalação sanitária própria.

No topo de cada corredor principal, existe uma saída de emergência, que, com portas de 1,50m de largura, garante duas unidades de passagem. Estas portas, também podem funcionar como entradas de serviço.

Unidade de Saúde Familiar de Azeitão | fase de obras
Unidade de Saúde Familiar de Azeitão | fase de obras