Uma obra concluída recentemente na Escola Básica n.º 12 das Amoreiras, executada pela União das Freguesias de Setúbal e pela Câmara Municipal, criou novas e requalificadas instalações sanitárias.

A empreitada, realizada faseadamente, entre as férias do Carnaval e da Páscoa, englobou a requalificação de três casas de banho, femininas e masculinas, e de uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade reduzida, com a colocação de novos alumínios para as portas e a pintura de azulejos.

Para a concretização da obra de melhoramento, a Câmara Municipal transferiu uma verba de 5 mil e 320 euros para que a União das Freguesias adquirisse os alumínios para as portas.

Já a União das Freguesias de Setúbal suportou os custos da requalificação dos azulejos e respetiva pintura.

A intervenção nas instalações sanitárias da Escola Básica n.º 12 das Amoreiras tratava-se de uma obra ambicionada por aquela comunidade educativa, bem como pela autarquia.

Recorde-se que no final de 2019 foram concluídas as operações de requalificação de quinze escolas do ensino pré-escolar, básico e secundário, num investimento global superior a três milhões de euros, no âmbito de uma candidatura do município a fundos comunitários canalizados através do Programa Operacional Regional de Lisboa Portugal 2020.

Graças a estas obras foram eliminadas coberturas de fibrocimento, reconvertidas cozinhas, refeitórios, instalações sanitárias, espaços de recreio, logradouros e campos desportivos, além do apetrechamento com novo mobiliário de refeitório e didático.

A elevada taxa de execução permitiu ainda atribuir uma verba suplementar para a requalificação da Escola Básica de Santa Maria.

Outros dos investimentos autárquicos na área educativa foi a reconversão, em jardim de infância, da Escola Básica de Casal de Bolinhos, operação que permitiu acrescentar mais uma sala de pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Azeitão.