Estação Elevatória dos Combatentes

O Executivo municipal visitou, a 1 de outubro, o conjunto de investimentos realizado na cidade, com financiamento comunitário, que permitiu otimizar o sistema de saneamento urbano e melhorar a qualidade ambiental do concelho.


A operação “Otimização do Sistema de Saneamento de Setúbal”, composta por três ações, materializou um investimento de 2 milhões e 572 mil e 389,45 euros, financiado em 85 por fundos comunitários, dinamizada no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, do Portugal 2020.

Um dos locais visitados esta manhã foi a nova estação elevatória dos Combatentes, equipamento que permitiu assegurar o fecho do circuito do sistema de saneamento de águas residuais de Setúbal e, em simultâneo, criar uma rede separativa de esgotos, uma para águas residuais domésticas, outra para pluviais.

Nesta ação, os trabalhos incluíram a construção de uma estação elevatória, um edifício com três pisos, dois dos quais no subsolo, na zona da Praça Almirante Reis, e a criação de órgãos de drenagem nas avenidas dos Combatentes da Grande Guerra e General Daniel de Sousa.

Desta operação estruturante de saneamento fez ainda parte a criação do emissário Ciprestes/Bonfim, agora ligado à nova estação elevatória, com a construção de mais de dois quilómetros de troços de coletores em arruamentos como a Avenida dos Ciprestes, a Praceta Manuel Nunes de Almeida e a Avenida 22 de Dezembro.

A terceira ação deste conjunto de investimentos diz respeito à desativação da ETAR das Pontes, que se encontrava obsoleta e com capacidade limitada para tratamento de efluentes daquela área do território, e posterior criação de duas estações elevatórias, uma nas Pontes, outra no Bairro do Capador.

Esta operação, concluída recentemente, permitiu igualmente melhorar a sustentabilidade dos sistemas de saneamento, objetivo concretizado no âmbito da prioridade comunitária “Ciclo Urbano da Água”, assegurado por via do fecho do circuito do sistema de saneamento de águas residuais de Setúbal.

O conjunto de investimentos assegurou ainda a otimização da utilização da capacidade instalada do sistema intercetor e de tratamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Setúbal, concretamente através da execução da ligação entre os sistemas de saneamento em alta e em baixa.