Esta operação, que consiste na execução de trabalhos de demolição de uma área da cobertura junto da zona do Coro Alto, decorre no âmbito de uma obra de reabilitação a decorrer há cerca um ano no Convento de Jesus, destinada a travar a degradação do imóvel.

A realização destas intervenções motiva, previsivelmente, o encerramento ao público da Igreja de Jesus também nos primeiros dias de março. A substituição da cobertura do Convento de Jesus é uma das principais ações da empreitada liderada pela Câmara Municipal de Setúbal.

O projeto “Recuperação e Valorização do Convento de Jesus”, integrado no programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, visa a execução de um conjunto de intervenções gerais de beneficiação do imóvel e a reabilitação mais profunda de uma das áreas do edifício.

O investimento, superior a três milhões de euros, inclui, entre outras operações, a substituição integral da laje no primeiro piso, a criação de novas acessibilidades e o reforço do sistema de drenagem de águas pluviais no interior do imóvel e nas áreas envolventes, como a Praça Miguel Bombarda.

O Convento de Jesus, situado no interstício das muralhas quatrocentistas e seiscentistas, é a principal referência patrimonial de Setúbal, beneficiando de classificação como Monumento Nacional desde 1910.

Fundado em 1490, acolhe, desde o início da década de 60 do século XX, as instalações do Museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, nalguns casos com dimensão internacional.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril