14° Nublado
Rua Camilo Castelo Branco

Uma operação em larga escala liderada pela Câmara Municipal de Setúbal impulsiona a requalificação das ruas Camilo Castelo Branco e José de Groot Pombo, com a requalificação em infraestruturas subterrâneas e a execução de um desenho urbanístico mais funcional.


Esta operação, a iniciar no dia 26 de novembro, resulta de um investimento municipal superior a meio milhão de euros, para promover uma profunda beneficiação daqueles dois arruamentos, dotando-os de um conjunto de soluções que se traduz numa melhoria da qualidade urbana.

Os trabalhos, centrados num troço da Rua Camilo Castelo Branco compreendido entre a Rua José de Groot Pombo e a Avenida Jaime Cortesão, assim como na Rua José de Groot Pombo, incluem a reabilitação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas domésticas e pluviais.

A nível de infraestruturas subterrâneas, a obra visa a renovação integral do sistema de abastecimento de água, numa extensão de mais de 1300 metros, incluindo a execução de novas ligações domésticas, o que permite solucionar problemas frequentes relacionados com colapsos estruturais e roturas.

Quanto ao saneamento básico, é construída uma nova rede de coletores separativa, ou seja, uma para águas residuais domésticas e outra para águas pluviais, o que se traduz numa melhoria a nível ambiental, a que acresce a execução de novos ramais domiciliários.

Neste caso, são implementados perto de 660 metros de coletores para a rede de drenagem doméstica e 300 para o sistema pluvial, ações que incluem a execução de câmaras de visita e de novos ramais domiciliários e a instalação de sumidouros.

Esta operação da Câmara Municipal de Setúbal contempla ainda uma profunda transformação de superfície nas ruas Camilo Castelo Branco e José de Groot Pombo, com a execução de um novo desenho urbanístico que traz novas soluções de mobilidade, segurança e conforto.

Destaque para a construção de uma rotunda com um diâmetro superior a dez metros nas interseções das ruas Camilo Castelo Branco, José de Groot Pombo e General Gomes Freire, o que permite otimizar o fluxo de tráfego automóvel e melhorar as condições de circulação.

A introdução deste novo nó giratório é acompanhada de alterações ao trânsito automóvel, com a adoção de sentidos únicos de circulação. No troço da Rua Camilo Castelo Branco, a circulação passa a ser feita em exclusivo na direção sul/norte, enquanto a Rua José de Groot Pombo é feita no sentido norte/sul.

A implementação destes novos sentidos de trânsito permite, através da redução da via rodoviária, a criação de novas zonas de passeio, mais amplas e dotadas de condições de conforto e segurança, assim como a definição de bolsas de estacionamento longitudinal.

A empreitada contempla ainda a repavimentação integral das vias intervencionadas, sendo que a calçada em granito é reaproveitada para as novas bolsas de estacionamento definidas nesta intervenção urbanística.

Esta intervenção, de execução prolongada, motiva condicionamentos rodoviários e pedonais pontuais durante o decorrer dos trabalhos, pelo que a Câmara Municipal de Setúbal lamenta os eventuais transtornos para os moradores e, em particular, para os comércios e serviços da zona envolvida.