12° Parcialmente nublado

A chegada de João Pereira Bastos a Setúbal, em 2012, para assumir as funções de diretor do Fórum Municipal Luísa Todi, após as obras de beneficiação, cargo que agora deixa, marcou um novo tempo para a cultura setubalense.


A cidade e a sua principal sala de espetáculos passaram a fazer parte do roteiro cultural nacional em face da qualidade e variedade da oferta apresentada.

João Pereira Bastos soube tirar o melhor partido das condições técnicas existentes no Fórum Municipal e, com o vasto conhecimento adquirido ao longo de quase quatro décadas ligadas à produção e direção artística, transformar esta sala num polo de interesse cultural e de atração para os mais variados públicos.

Para isso em muito contribuiu a experiência adquirida ao longo dos anos. A sua passagem pela Antena 2, onde foi diretor do canal radiofónico e os cargos de diretor artístico do Festival Internacional de Música de Macau e de diretor no Teatro Nacional de S. Carlos são apenas alguns pontos de uma carreira de elevados pergaminhos, sempre ligada à produção cultural e à divulgação da música clássica.

Foi da sua responsabilidade, nestes sete anos em Setúbal, a criação de projetos como o concurso “Luísa Todi – Jovens Clássicos”, que promoveu o lançamento de jovens artistas líricos e instrumentistas clássicos, assim como “As Jornadas de Música de Câmara” e as “Temporadas Sinfónicas”,  que trouxeram ao público setubalense um conjunto de concertos pelas mais conceituadas orquestras.

As masterclasses de Lauro António e as dezenas de filmes exibidos e comentados no âmbito deste projeto fizeram com que o público se voltasse a apaixonar pelos clássicos do cinema mundial. Ao longo de sete anos de atividade, o Fórum Municipal Luísa Todi sob a direção de João Pereira Bastos promoveu mais de seis centenas de eventos, espetáculos e concertos nas mais variadas expressões culturais.

Quando alguém com tão elevados méritos que justificam a atribuição por parte do Presidente da República da Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa se disponibiliza e se dedica totalmente, ao longo de sete anos, a transformar e catapultar o Fórum Municipal Luísa Todi para um novo patamar de excelência, é da mais elementar justiça reconhecer o papel essencial e fundamental da sua presença na nossa cidade e no nosso concelho.

João Pereira Bastos deixa o cargo de Diretor Artístico do Fórum Municipal Luísa Todi, mas a sua marca ficará para sempre na história deste equipamento cultural. E, por tudo aquilo que fez e pelas sementes que deixa para o futuro da cultura na nossa cidade, Setúbal está grata.

Para os novos projetos que se avizinham, a Câmara Municipal de Setúbal deseja a João Pereira Bastos os maiores sucessos e realizações profissionais e pessoais, certos de que podemos continuar a contar com a sua colaboração e competência.