27° Muito nublado

Procurando responder às necessidades dos alunos, e com o objetivo de promover a igualdade de oportunidade e condições de acesso ao sucesso escolar, as diferentes escolas da rede pública do concelho oferecem, além do ensino regular, cursos profissionais, cursos de educação e formação de adultos, ensino noturno, bem como outras ofertas formativas.

Esta página será atualizada regularmente com a oferta educativa existente na rede escolar concelhia em cada ano letivo.

O roteiro “A Presença Negra na Cidade de Setúbal, séc. XV-XVIII” proporciona uma visita a espaços físicos e memoriais das dinâmicas e vivências das comunidades negras setubalenses desse período.

É um percurso de aprendizagem crítica, que suscita o rompimento com a narrativa lusotropicalista e que entende a escravatura como um sistema complexo e parte de conflitos geopolíticos globais.

Além disso, a visita promove a reflexão sobre como os outros estão, afinal, em nós, como os/as setubalenses são resultado, também, dessas presenças e vivências. Este tipo de reflexão é indispensável para a desconstrução do racismo e eurocentrismo nas sociedades contemporâneas.

Concebida enquanto estratégia de educação não-formal antirracista, esta iniciativa foi desenvolvida no quadro do “Roteiro para uma Educação Antirracista”, promovido pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal durante o ano de 2019.

Para uma discussão mais detalhada consulte o artigo:
Visita à Setúbal Negra (séc. XV-XVIII): Desocultar a história local através da educação não-formal
Ana Alcântara, Cristina Maria Roldão, Carlos Cruz

Folheto Informativo

 

Documentos Relacionados