Oficina pedagógica na Casa d'Avenida

Cerca de 20 crianças participaram na manhã de 31 de março numa oficina pedagógica de promoção do livro e da leitura, na Casa da Avenida, no âmbito do Ir e Vir e Voltar (com Livros), programa que já envolveu mais de cinco mil alunos.


“Bom dia!”, cumprimenta Enzo, 5 anos, uma das 13 crianças do Jardim de Infância da Escola Básica do Viso que a 31 de março participaram na sessão do Ir e Vir e Voltar (com Livros), programa da ação “Educação pela Arte – Animação do Livro e da Leitura”.

O Ir e Vir e Voltar (com Livros) está ainda enquadrado no Programa Municipal de Educação pela Artes e pelas Ciências Experimentais, promovido pela Câmara de Setúbal, a que se juntou a Casa da Avenida, no âmbito de candidatura ao PORLisboa, Portugal 2020, medida 10.1 – Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

O projeto, dirigido aos jardins de infância e turmas de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico públicos, além de garantir uma participação ativa e dinâmica das crianças, envolve a leitura de livros e a realização de trabalhos a partir dos mesmos.

A tarefa do dia foi irem, individualmente, a uma mala de viagens, escolher um livro, folheá-lo, eleger uma imagem, associá-la a uma palavra, escrevê-la num papel e colocá-lo no chão com fita adesiva. No final, têm de produzir ilustrações em folhas brancas, que serão ser agrupadas no “livro das palavras”.

Com conclusão prevista para junho, o Ir e Vir e Voltar (com Livros) tem ainda como objetivo a melhoria do sucesso escolar, nomeadamente ao nível da língua portuguesa e da linguagem escrita e oral.

Deste modo, pela intervenção em anos precoces de escolaridade, podem ser prevenidas dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar em anos subsequentes.

Desde o início do projeto, em final de 2019, realizaram-se 1850 sessões, as quais envolveram 5369 crianças e 221 turmas.