Oficinas "A História da Baleia"

A história de uma baleia, um salmonete e um marinheiro náufrago inspira uma oficina pedagógica, a decorrer até 27 de março na Casa da Avenida, em Setúbal, para estimular nos mais novos hábitos de leitura e de criação artística.


O conto “A História da Baleia”, de António Sérgio, dá o mote a histórias, leituras e outras atividades criativas dinamizadas nesta iniciativa, a qual é realizada no âmbito do Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais.

As oficinas, que entre os dias 21 e 25 de março foram direcionadas para a comunidade escolar, concretamente alunos dos jardins de infância e dos 1.º e 2.º ciclos, decorrem, a 26 e a 27, para o público em geral.

Os interessados em participar na iniciativa, para crianças a partir dos 5 anos, devem realizar uma inscrição através do correio eletrónico casa.avenida.stb@gmail.com ou pelo telefone 917 038 187.

O Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, dirigido a todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, é desenvolvido em Setúbal desde o ano letivo 2019/2020.

Este programa resulta de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Setúbal ao PORLisboa PT2020, ao abrigo da medida 10.1 – Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

Os principais objetivos prendem-se com a melhoria do sucesso escolar, ao nível da língua portuguesa, matemática e ciências, através da intervenção em anos precoces de escolaridade, de modo a prevenir dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar em anos subsequentes.

O programa contempla a realização de seis a oito ações por ano letivo, em contexto de sala de aula e noutros espaços da cidade, em articulação com os docentes, nas áreas da educação pela arte e das ciências experimentais.

As ações na área da educação pela arte pretendem estimular nas crianças o pensamento crítico e abstrato, a criatividade, a educação dos sentidos, a psicomotricidade, o domínio da língua materna e a formação de públicos.

Em simultâneo, o programa procura contribuir para o desenvolvimento da autorregulação emocional, da postura, da atenção e da concentração, assim como a aquisição de métodos de trabalho.

O programa contempla duas ações no âmbito da “Educação pela Arte”, nomeadamente animações de livros e de leitura dirigidas ao público do pré-escolar e 2.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, desenvolvidas pela Casa da Avenida.

No eixo de “Educação pela Arte” é igualmente dinamizada uma atividade de movimento e dança para alunos do 1.º ano do ensino básico, a qual é conduzida pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

Há ainda mais duas ações, ao abrigo da “Educação pelas Ciências Experimentais”, ambas dirigidas pela Ciência Viva, para o pré-escolar e 3.º e 4.º anos do ensino básico, assim como para educadores e professores, na esfera de capacitação.