A reunião, que teve a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, contou com um total de 39 intervenções de profissionais de saúde ao longo dos dois dias de trabalho desenvolvidos no Instituto Politécnico de Setúbal.

A assistir às diferentes apresentações científicas estiveram cerca de 200 profissionais, na maioria especialistas de oftalmologia, mas igualmente provenientes de outros setores relacionados com a área da Saúde.

Em Portugal, apenas o congresso anual nacional da especialidade reúne mais profissionais num único encontro.

A 1.ª Reunião Científica de Oftalmologia foi impulsionada por David Martins, médico nos hospitais setubalenses S. Bernardo e da Luz e teve como grande objetivo chegar a todos os profissionais de saúde com ação no campo da visão, num elenco de técnicos que inclui, além dos próprios especialistas, médicos de clínica geral e familiar, farmacêuticos hospitalares, enfermeiros e anestesiologistas.

O encontro, com apoio da autarquia, incluiu, ainda, uma homenagem ao professor Ferraz de Oliveira, responsável pela formação de vários profissionais em Portugal e no estrangeiro, em particular em países de expressão portuguesa.