Omiri

O espetáculo imersivo de Omiri, baseado nas raízes e memórias setubalenses, a 19 de setembro, às 21h00, defronte do Convento de Jesus, é um dos destaques do programa das Comemorações Bocagianas com atividades a decorrer até ao final do mês.


Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção musical de raiz portuguesa, baseando-se em recolhas de vídeos de músicos e paisagens sonoras que servem de inspiração à composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.

Para Setúbal, Vasco Ribeiro Casais criou um espetáculo único, com a participação de vários convidados, com o objetivo de homenagear a identidade setubalense nestas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

Defronte do Convento de Jesus, Omiri apresenta um espetáculo multimédia único, com recurso a videomapping, que proporciona uma experiência cultural imersiva e diferenciadora.

As entradas para o espetáculo, inicialmente agendado para a noite de 14 de setembro, entretanto adiado devido a condições meteorológicas adversas, são gratuitas, embora careçam de levantamento prévio de convites na Casa da Cultura.

O programa comemorativo organizado pela autarquia inclui, no dia 17, o evento “Bocage à Solta”, na Casa da Baía, a partir das 21h00, com a exibição de uma curta-metragem, declamação de poesia e um momento musical, com a participação do PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes.

A iniciativa, dinamizada pela 50 Cuts, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal, PICA e Math is Good Studios, é de entrada gratuita. É necessária reserva pelo telefone 965 227 118 ou endereço 50cuts.cinema@gmail.com.

O programa de dia 17 termina com um concerto dos The Twist Connection, a partir das 21h30, defronte da Casa da Cultura, com entrada gratuita, após reserva pelo 265 236 168 ou rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

A 18, às 16h30, o Auditório José Afonso acolhe o 17.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense.

À noite, a partir das 20h30, Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, partilha histórias e percursos de vida numa iniciativa do ciclo A Casa da Poesia Convida, a decorrer no Forte de Albarquel.

A música está em destaque às 21h30, com os Plástica, em mais um concerto a decorrer defronte da Casa da Cultura, com reservas, gratuitas, pelo telefone 265 236 168 ou pelo endereço rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

Ao longo do dia 18, entre as 09h00 e as 20h00, defronte da Casa do Turismo, junto da Praça de Bocage, realiza-se a Mostra de Saberes e Sabores.

O evento, inicialmente previsto para o dia 15 e adiado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, reúne a participação de produtores e artesãos locais que são a conhecer o que de melhor se produz na região.

O encontro “Conversas com Realizadoras”, dia 19, às 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, recebe a atriz São José Correia, que fala sobre a carreira que tem desenvolvido enquanto realizadora.

A sessão, de entrada livre, inclui a exibição de filmes da autoria da convidada.

No dia 19, às 21h30, no coreto da Avenida Luísa Todi, Noiserv atua para o público presente, num concerto que integra o projeto “Uma volta a Portugal em 8 coretos”.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mas requer a realização de reserva através do endereço de correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

O programa das Comemorações Bocagianas de 2021 termina com um concerto de Bonga no dia 30 de setembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo esteve inicialmente previsto para o dia 11, mas foi reagendado em respeito pelo período de luto nacional decretado pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Para o último evento cultural das comemorações, Bonga traz a Setúbal a essência da música angolana, acompanhado em palco por Joana Calunga, bailarina, Betinho Feijó, guitarra e direção musical, Ciro Bertini, acordeão, Hernâni Lagross, baixo, e Estêvão Gipson, bateria.

Os bilhetes para o espetáculo, com um custo de 15 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril