Avenida Jaime Cortesão | reabilitação dos sistemas de drenagem

A Câmara Municipal tem em curso uma obra de requalificação da rede de drenagem de águas pluviais na Avenida Jaime Cortesão, destinada a otimizar a capacidade de recolha e a eliminar ruídos aquando da passagem de veículos.


Uma das principais ações desta empreitada, a qual materializa um investimento municipal da ordem dos 35 mil euros, consiste na substituição integral dos órgãos de recolha transversais existentes ao longo da Avenida Jaime Cortesão por novos e mais eficientes equipamentos.

A instalação destas novas caleiras permite, por um lado, aumentar a capacidade de recolha pluvial, diminuindo, desta forma, a afluência superficial de águas ao Túnel do Quebedo, e, por outro, eliminar ruídos aquando da passagem de veículos, o que se traduz em melhor conforto urbano.

Estes novos equipamentos, resistentes à corrosão e apetrechados de sistemas antivandalismo e de módulos para a realização de ações de manutenção, são compostos por um único corpo e, por isso, não provocam qualquer ruído quando atravessados por viaturas.

No âmbito desta operação, com conclusão prevista durante o mês de agosto, são ainda substituídas caleiras transversais existentes na Avenida Bento Gonçalves e no Túnel do Quebedo, assim como retificadas as ligações aos sumidouros já instalados nestas vias.