A “Otimização do Sistema de Saneamento de Setúbal”, designação da operação impulsionada pela autarquia, é o mais recente projeto a receber luz verde do PO SEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Portugal 2020.

O projeto inclui a execução de três ações estruturantes – “Estação Elevatória dos Combatentes”, “Emissário Ciprestes – Bonfim” e “Desativação da ETAR de Pontes” –, num investimento global de 2 milhões, 572 mil e 389,45 euros, montante comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários.

A operação, que apresenta um investimento da Câmara Municipal de Setúbal no valor de 385 mil e 858,42 euros, visa a otimização e a gestão eficiente dos recursos e das infraestruturas de saneamento urbano, o que se traduz no aumento da qualidade do serviço prestado às populações.

O projeto, com prazo máximo de conclusão definido para dezembro de 2018, aponta também à melhoria da sustentabilidade dos sistemas de saneamento, objetivo no âmbito da prioridade comunitária “Ciclo Urbano da Água” assegurado por via do fecho do circuito do sistema de saneamento de águas residuais de Setúbal.

Esta solução permite otimizar a utilização da capacidade instalada do sistema intercetor e de tratamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Setúbal, concretamente através da execução da ligação entre os sistemas de saneamento em alta e em baixa.

A operação “Otimização do Sistema de Saneamento de Setúbal”, aprovada a 27 de março, é dinamizada ao abrigo do eixo prioritário “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos” do PO SEUR.