Nicholas Kraemer, famoso maestro e cravista escocês, conduziu no dia 19, à noite, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, que apresentaram duas obras de Mozart, num concerto de Natal perante cerca de 600 pessoas.

As interpretações das composições Grande Missa em Dó Menor, K. 427 e Vesperae solennes de confessore, K. 339, do compositor austríaco, marcaram o regresso a Setúbal da orquestra e do coro constituído pelos solistas Carla Caramujo, soprano, Tanja Simic Queiroz, mezzo-soprano, Mário João Alves, tenor, e João Fernandes, barítono, conduzido por Jorge Carvalho Alves.

No dia 20, à noite, subiu ao palco do Fórum Luísa Todi a Orquestra Académica Metropolitana, constituída por alunos do Curso de Direção de Orquestra da Metropolitana.

O espetáculo, denominado “Histórias da Mãe Ganso – Concerto de Natal da Juventude”, com direção musical de Jean-Marc Burfin e a pensar nos mais novos, evocou a “Mãe Ganso”, figura lendária de mulher do campo que contava histórias às crianças.

Em plena quadra natalícia, a atuação teve início com a obra mais conhecida de Leopold Mozart, pai de Wolfgang, originalmente intitulada “Sinfonia das Crianças” e atualmente designada de “Sinfonia dos Brinquedos”, interpretada por alguns dos mais jovens alunos do Conservatório da Metropolitana.

O reportório do concerto incluiu ainda temas de Maurice Ravel, como “Ma mère l’oye”, Op. 60, inspirados em contos de Charles Perrault, tais como “A Bela Adormecida” e “O Polegarzinho”, e a conhecida Sinfonia n.º 40, K.550, de Wolfgang Amadeus Mozart, com narração de Susana Henriques.