A alegria e a competência com que os marchantes de “Os 13” desfilaram na renovada Praça de Touros Carlos Relvas e, no dia 18, à noite, na Avenida Luísa Todi, revivendo as “Velhas tabernas, jogos e suas tradições”, convenceram o júri.

A decisão foi tomada após o desfile final do concurso, já na madrugada do dia 19, e prontamente divulgada na página de internet da Câmara Municipal de Setúbal.

Os outros lugares do pódio foram ocupados pelo Núcleo Desportivo e Recreativo Ídolos da Praça, que, com a escolha do sumarento tema “Setúbal na beira-rio com laranjas se enfeitou”, ficou no segundo posto, e pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Animação de Setúbal, que apresentou igualmente um mote delicioso, “Bolacha Piedade, um segredo, um sabor da nossa cidade”. Esta coletividade somou à terceira posição o prémio de melhor coreografia.

O “top 5” do concurso Marchas Populares de Setúbal 2011 ficou completo com o quarto lugar do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, vencedor nas categorias de letra e de música, com o tema “Nossa Senhora do Cais”, e o quinto do Clube Recreativo Palhavã, que desfilou sobre “Palhavã, um diamante de tradições”.

Destaque ainda para o Grupo Desportivo Independente, vencedor da edição de 2010, que agora, com o tema “Duas terras, um só mar”, além da sexta posição, contou com aquela que foi eleita melhor madrinha, a bem conhecida Sara Margarida.

No sétimo posto ficou a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com uma coreografia sobre “Azeitão da terra ao mar”, enquanto o oitavo coube à União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “Riquezas do Sado”.

O nono e o décimo lugares foram ocupados, respetivamente, pela União Futebol Comércio e Indústria, com o tema “Gente da minha terra”, e pela Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Azeitão, com “Pelas margens do rio ecoam sons de correntes e gritos”.

Concluídos que estão os desfiles, dois na Praça de Touros Carlos Relvas, um na Avenida Luísa Todi, este integrado, extraconcurso, por marchas da APPACDM de Setúbal e de Caneças, é possível ver a exposição “Os Arcos das Marchas”, relativa aos adereços que as coletividades utilizaram nas composições cénicas, patente, entre dia 20 de junho e 4 de julho, no átrio dos Paços do Concelho.

A entrega de prémios do concurso das Marchas Populares, organizado pela Câmara Municipal, realiza-se a 8 de julho, às 22h00, na Praça de Touros, numa festa que promete nova enchente de público. Como assegura o título da Grande Marcha, com letra de Bruno Frazão e música de Artur Jordão, “Setúbal em casa é que não vai ficar”.