Grupo Desportivo "Os Amarelos" | 63.º aniversário

Após 63 anos de atividade, completados a 1 de março, o Grupo Desportivo “Os Amarelos” (GDA), sedeado no Bairro Santos Nicolau, continua a crescer e a dar provas da sua vitalidade, tanto na Pesca Desportiva de Alto Mar, secção que detém vários títulos internacionais, como no futebol de formação, modalidade onde demonstra também uma vertente solidária.


“Atualmente o Grupo Desportivo ‘Os Amarelos’ é um baluarte do futebol de formação”, indicou orgulhosamente Júlio Adrião, presidente da direção, durante a sessão solene comemorativa do 63.º aniversário da coletividade, enaltecendo igualmente o prestígio internacional alcançado pelo clube na atividade de Pesca Desportiva de Alto Mar. “Isto significa que, com a passagem dos anos, o clube vai engrandecendo, com o contributo de todos nós, em conjunto”, expressou o dirigente, no passado dia 1 de março.

A requalificação do Campo Municipal da Bela Vista, executada pela Câmara Municipal em 2016, permitiu ao GDA duplicar o número de atletas a praticar futebol, o que, de acordo com o responsável “demonstra que sabemos aproveitar as oportunidades e tentamos rentabilizar os recursos em prol da população desta zona da cidade”.

O dirigente salientou ainda o “trabalho social” que o GDA realiza junto dos “jovens carenciados da Bela Vista” e reforçou a vontade de “ser mais e melhor”, mantendo o objetivo delineado deste a fundação do clube de “ocupar, com qualidade, os tempos livres dos jovens e dos seniores”.

O vereador da Câmara Municipal, Pedro Pina, recordou a “dura batalha para conquistar a requalificação do campo de futebol (da Bela Vista) e mostrou-se convicto de que este investimento por parte da autarquia, aliado ao esforço do GDA em rentabilizar aquele espaço para as suas próprias atividades, mas também partilhando-o com outras coletividades, “vai permitir que ‘Os Amarelos’ possam continuar a crescer e ter mais e melhor qualidade na próxima época desportiva”.

Em representação do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Maria José Namorado, felicitou a coletividade pelo “esforço e dedicação” que permitiram ao clube “continuar a crescer”. A autarca, com o pelouro da cultura e do desporto, louvou ainda “o trabalho que fazem junto das nossas crianças”.

A mesa da sessão solene, que teve início pelas 21 horas, foi também composta por representantes da Confederação Portuguesa das Coletividades de Desporto, Cultura e Recreio, da Associação de Futebol de Setúbal e do Conselho Fiscal do GDA.

Coube ao Grupo de Cantares do projeto Sénior Tradições, da Junta de Freguesia de S. Sebastião, dar início à receção aos convidados, com um excerto do espetáculo “Melodias de Sempre”, ao qual se seguiu um apontamento de “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, pelo Grupo de Teatro do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Durante a cerimónia, estiveram presentes mais de uma dezena de representantes de coletividades do concelho que quiseram felicitar o clube aniversariante e entregar lembranças, nomeadamente do G.D. Estoril Praia, Vitória F.C., Clube de Campismo de Setúbal, N.D.R.  Ídolos da Praça, N.A. Bairros Santos Nicolau, Associação da Coletividades Concelho Setúbal, C.D.R. Águias S. Gabriel, G.D.S. “Os 13”, S. Domingos F.C., U.F. Comércio e Indústria, Escola de Futebol Feminino de Setúbal, S.M.R. União Setubalense, Clube Recreativo Palhavã e C.C.R. Francisco Rodrigues Lobo.

O programa de comemorações, que iniciou com o hastear da bandeira, uma visita guiada ao “Espaço Museu GDA” e terminou com um moscatel de honra e bolo de aniversário, incluiu ainda a entrega de emblema de honra e diplomas aos sócios que completaram 25 e 50 anos de associados.