11° Parcialmente nublado
Semana da Ostra - Degustação - 2019

Uma degustação comentada pelo chef de cozinha Márcio Silva encerrou no dia 13, ao final da tarde, na Casa da Baía, a semana gastronómica dedicada à ostra, em Setúbal.


Ostras ao natural, com limão, gratinadas, de ceviche, grelhadas, panadas e com maracujá, foram alguns dos pratos degustados numa sessão que contou com a participação de mais de três centenas de pessoas.

A Semana da Ostra decorreu em Setúbal entre 5 e 13 de outubro e contou com a participação de 31 restaurantes do concelho, que aderiram à iniciativa organizada pela Câmara Municipal, numa parceria com a Associação Desportiva e Cultural Veteranos Santo Ovídeo e a produtora Ostra Ribeiro, com o apoio da Makro e Docapesca.

A Semana da Ostra deu a conhecer diversas propostas para consumir este molusco, no âmbito do ciclo de eventos gastronómicos dinamizado pela marca municipal Setúbal – Terra de Peixe, que divulga sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, visa estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.

A ostra portuguesa, mundialmente conhecida, tem no Estuário do Sado um dos maiores bancos de produção, tendo constituído um dos motores da económica da região até ao século XX e encontrando-se novamente em franca expansão.