O certame, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Lallemand e da Neptuno Aquacultura, conta logo no primeiro dia com a atividade “Ostra do Sado a Património Gastronómico”, iniciativa com início às 18h00, na Casa da Baía, que inclui uma sessão de live cooking dinamizada pelo chef Luís Barradas.

Além das propostas gastronómicas apresentadas, há uma apresentação da empresa setubalense de produção de ostras Neptuno Aquacultura, conduzida por Célia Rodrigues, e uma exposição de peças artesanais concebidas com ostras, da artista By’Ana.

Durante os 16 dias do Festival da Ostra, 41 restaurantes da cidade apresentam pratos especiais nas ementas. Às tradicionais ostras ao natural, juntam-se propostas mais criativas de confeção desta iguaria setubalense.

No último dia do certame gastronómico, 13 de outubro, decorre uma mostra e degustação de receitas nas quais a ostra é o elemento principal. Participam nesta sessão, com início às 18h00, na Casa da Baía, os chefs dos restaurantes Espaço Setúbal, Nova Boia e Tasca do Malão.

Os interessados em participar nas iniciativas devem fazer as inscrições na Casa da Baía ou pelo telefone 265 545 010, no valor de cinco euros, até 26 de setembro no caso da atividade “Ostra do Sado a Património Gastronómico” e até 11 de outubro para a mostra e degustação.