O encontro, realizado no âmbito do “Festival da Ostra”, a decorrer até dia 9, despertou os cinco sentidos dos presentes, que interagiram e participaram nas atividades de preparação e confeção de ostras, conduzidas pelo chef Óscar Fernandes e por Miguel Peixoto.

As ostras, em canjinha, gratinadas com algas, ao natural com espuma de lima, com recheio de sapateira e pingadas com sumo de romã, foram iguarias preparadas. O singular sabor deste molusco foi acompanhado por vinhos branco e rosé da Herdade da Comporta.

Durante a sessão estiveram também expostas na Casa da Baía obras da artista plástica Paula Lima, numa mostra intitulada “Ostras com Arte – das coisas… nascem coisas”.

O “Festival da Ostra”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, de promoção e valorização da ostra do Sado, conta, até dia 9, com outras incitativas.

Uma sessão de degustação dirigida por Mário de Brito Pinheiro, com apontamento musical do grupo de blues Eddie & Charlie, no dia 8, às 18h00, também na Casa da Baía.

Já na Herdade da Mourisca, no Faralhão, dia 9, a partir das 17h00, numa iniciativa integrada no evento ObservaNatura, realiza-se uma mostra com degustação, orientada por profissionais da Sapalsado, produtora de ostras.

Receitas tradicionais e mais criativas em que a ostra está em destaque podem ser degustadas, até dia 9, nas mais de duas dezenas de estabelecimentos de restauração que aderiram ao “Festival da Ostra”.