Ouvir a População, construir o Futuro. Visitas no terreno na Freguesia de São Sebastião

Uma reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de São Sebastião realiza-se no dia 14 de março, às 21h00, no Centro Multicultural, localizado na Quinta de Santo António, no âmbito do “Ouvir a População, Construir o Futuro”.


O plenário público destinado à população é conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, acompanhado por vereadores do executivo com pelouros atribuídos, bem como pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

Esta reunião do programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro” enquadra-se na estratégia de recolha de contributos sobre a forma como a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião podem servir melhor o concelho.

No encontro, que permite dar mais voz à participação cívica ativa e de proximidade na gestão municipal, os autarcas têm oportunidade de ouvir os cidadãos sobre necessidades de variadas esferas de atuação existentes no território e que, de alguma forma, carecem de intervenção.

O novo ciclo do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, iniciado a 7 de fevereiro no território de São Sebastião, no qual se mantém até 19 de março, vai percorrer todo o concelho para auscultar os contributos de cidadãos, coletividades, empresas e escolas, entre outras instituições.

O “Ouvir a População, Construir o Futuro”, que decorre da visão, do compromisso e da prática de Município Participado, transversal a toda atividade da Câmara Municipal, leva o Executivo e as Juntas de Freguesia a avaliar as necessidades sentidas pela população.

Em visitas ao território, amplia-se o conhecimento das realidades locais, auscultam-se as populações sobre necessidades, anomalias e anseios e identificam-se ações a realizar, seja de natureza imediata, seja incorporando-as nos planos de atividades das autarquias.

Além da auscultação feita no terreno, bairro a bairro, rua a rua, o programa tem no programa de atividades a realização de um conjunto de visitas a empresas, escolas, instituições e coletividades que integram o movimento associativo local, assim como a serviços comerciais e a espaços e equipamentos públicos.

O “Ouvir a População, Construir o Futuro” constitui-se como um relevante contributo na qualificação do território, para a qualidade de vida de quem reside ou trabalha no concelho de Setúbal e facilita a atração de investimento, gerando, assim, mais emprego e riqueza.

Este programa municipal é, igualmente, uma importante ferramenta de gestão autárquica, que estreita os laços de cooperação entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia e que aproxima como nunca as autarquias da população e dos diferentes agentes do território.

 

Documentos Relacionados