O ciclo, cuja primeira reunião é a 31 de maio, às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, tem a finalidade de divulgar junto da população os objetivos do Pacto de Autarcas, convénio comunitário em que as cidades, os concelhos e as regiões de países da União Europeia aderentes se comprometem em reduzir, localmente, as emissões de dióxido de carbono em mais de 20 por cento até 2020, tomando como referência o ano de 2011.

O Pacto de Autarcas, ao qual Setúbal formalizou a adesão no final do ano passado, numa cerimónia realizada no Parlamento Europeu, promove a implementação de medidas de prevenção, mitigação e adaptação às alterações climáticas, com as regiões aderentes a assumirem papéis de liderança na prossecução do desenvolvimento sustentável ao nível local ao nível económico, ambiental e social.

Outra das finalidades é a crescente implementação de medidas de eficiência energética para a economia familiar.

Através destas sessões públicas, que incluem a divulgação do Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Setúbal, a Câmara Municipal pretende sensibilizar e dinamizar a população em torno da problemática do desenvolvimento sustentável, lançando o desafio aos munícipes para assumirem um papel ativo na adoção de medidas eficazes para o cumprimento dos objetivos traçados.

Depois de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, o ciclo de reuniões, sempre com início às 21h00, continua na sede da Junta de Freguesia do Sado a 2 de junho, seguindo-se o auditório do Mercado do Livramento, na União das Freguesias de Setúbal, dia 8.

As duas últimas sessões públicas estão agendadas para Azeitão, em local a anunciar em breve, no dia 15, e para a sede da Junta de Freguesia de S. Sebastião, a 17.