Comemorações de São Francisco Xavier

A deposição de flores junto do monumento de S. Francisco Xavier, no Jardim Engenheiro Luís da Fonseca (Jardim da Beira-Mar), assinalou as comemorações do padroeiro da cidade de Setúbal, num programa que se estendeu ao longo da manhã de dia 3.


A cerimónia evocativa contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, que agradeceu à Vigaria de Setúbal e à LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão pela colaboração na realização de mais uma edição das comemorações de S. Francisco Xavier.

O momento simbólico de deposição de flores, realizado no domingo, data de falecimento do patrono da cidade, contou também com a participação do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís de Matos.

Antes, foi celebrada a eucaristia, na Igreja de S. Julião, presidida pelo bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar.

Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, na região de Navarra, junto dos Pirenéus franceses.

Depois de ordenado sacerdote, o padre jesuíta partiu em missão de evangelização dos povos do Oriente, passando pela Índia, Japão e China. Foi nessa viagem, com início em 1540, que passou também por Setúbal.

Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado a 1622.