“O ciclo de Agostinho da Silva em Brasília. Seu pensamento. Sua ação. Seu círculo de discípulos e admiradores” é o tema deste encontro do quinto ciclo “Em Torno de Agostinho da Silva na Casa Bocage”.

Nesta sessão do ciclo organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação Agostinho da Silva, agendada para as 16h00, participa João Ferreira, docente da Universidade de Brasília, considerado uma sumidade do pensamento filosófico luso-brasileiro.

O homenageado neste conjunto de eventos, George Agostinho Baptista da Silva, nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1906 e morreu a 3 de abril de 1994, sendo considerado um dos pensadores mais originais e vanguardistas do século XX.

Começou a colaborar no jornal “O Comércio do Porto” em 1922, aos 16 anos, e nele assinou ao longo de dois anos vasta produção escrita, discutindo até consigo próprio através de personalidades fictícias.

Quarenta anos depois, em 1962, colaborou na fundação da Universidade de Brasília e criou o Centro de Estudos Portugueses no mesmo estabelecimento de ensino.