Entrega de casa temporária a família ucraniana e aniversário da YMCA.

A YMCA/ACM de Setúbal entregou no dia 6 as chaves de uma casa temporária de apoio a uma família de refugiados ucranianos, numa ação que conta com o contributo da Câmara Municipal.


O vereador com o pelouro dos Direitos Sociais na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, salientou na cerimónia, a qual assinalou ainda os 178 anos da YMCA internacional, que esta ação ajuda a clarificar o papel desempenhado pela autarquia no âmbito do trabalho de parceria de apoio aos refugiados.

“No início desta tragédia da guerra na Ucrânia, realizámos reuniões com as instituições com intervenção internacional ou seja a YMCA/ACM, a Cruz Vermelha e a Cáritas Diocesana, nas quais analisámos a melhor forma de prestar auxílio às pessoas que iriam começar a precisar”, sublinhou. “A Câmara Municipal já tinha disponibilizado equipamento municipal para acolher refugiados, nomeadamente na Pousada da Juventude, e outras entidades, como é o caso da ACM, tomaram também a iniciativa de fazerem o que estava ao alcance para ajudar.”

A YMCA/ACM de Setúbal vai disponibilizar até 31 de julho mais três casas temporárias para refugiados da guerra na Ucrânia, sendo que tem o objetivo de fazer subir esse número para um total de nove até dezembro.

Todas as casas temporárias, bem como um espaço de lavandaria, resultam de adaptações feitas a instalações cedidas pela Câmara Municipal no Bairro da Bela Vista, próximo do espaço onde funciona o Centro de Apoio Comunitário da YMCA/ACM.

O secretário-geral da YMCA/ACM de Setúbal, Luís Sebastião, frisou que se “assumiu o compromisso de criar casas de transição, embora essa não seja exatamente a área habitual de atuação da associação, mas, sem dúvida, a melhor forma de ajudar eficazmente as pessoas que estão a precisar em consequência daquele conflito”.

O dirigente, que na cerimónia contou ainda com a presença do secretário-geral da YMCA da Ucrânia, Viktor Serbulov, salientou que este objetivo “não teria sido possível cumprir sozinhos”, enumerando, além do apoio da Câmara Municipal, os apoios, “todos eles pro bono”, de várias outras entidades, como a Junta de Freguesia de São Sebastião, o Centro Comercial Alegro e a Auchan.

Viktor Serbulov, que, simbolicamente, entregou as chaves da primeira casa temporária à família ucraniana, salientou que a medida é uma ajuda importante, pela qual o povo ucraniano “está muito agradecido ao YMCA, pela organização do projeto, mas também pelo apoio que recebeu da Câmara Municipal”.

Pedro Pina, realçou estar certo “que o movimento internacional [YMCA], assim como a Câmara Municipal e a cidade têm um enorme orgulho deste YMCA/ACM de Setúbal”.

O momento simbólico de entrega das chaves da primeira casa temporária realizou-se defronte da habitação e contou com as presenças de outros membros do Executivo Municipal, incluindo o vereador coordenador do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Rabaçal, bem como de outros responsáveis, caso do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

No final da cerimónia, um bolo de aniversário assinalou os 178 anos da YMCA internacional.